E o culto? | Artigos | CEMADEPI

CEMADEPI



Artigos

Postado em 10/07/2016 17:18:54

E o culto?

Uma reflexão para o verdadeiro culto.

E o culto?


Todas as palavras gregas para o culto significam trabalho, serviço prestado a Deus. Podemos até invocar o Senhor Deus no culto, mas para que nos coloquemos ao seu serviço. Invocar a Deus na expectativa de que Ele estará a serviço dos invocadores é um equívoco.

O Culto também não deve ser encarado somente como uma festa espiritual, com objetivo de alegrar os fiéis, algo lúdico. Venerar e adorar o divino consubstanciado ou materializado em ícones, que servem de símbolos e objetos de fé, também não é cultuar. O culto também não é uma reunião de pedintes de bênçãos espirituais e materiais. Este formato tem sido o preferido da grande maioria dos cristãos contemporâneos. Os que mais pedem, na realidade são os que menos servem. Esta configuração tem sido marcada por uma série de itens que compõem uma sessão ordenatória e de cobrança na qual o homem supercrente, pela fé positiva e pela palavra de caráter autoritário, exige de Deus respostas unicamente positivas às suas petições, sobretudo os direitos que, na qualidade de filho, possui por criação e por natureza. Deus não é nosso suserano, Ele é nosso Soberano! Absoluto em santidade, sabedoria, grandeza, bondade, justiça e poder. Ele não é escravo dos que O adoram, mas, Senhor.

Douleo é uma palavra que diz respeito ao serviço escravo do doulos. O doulos (Escravo) não tinha direito pessoal, trabalhista, salarial, nem livre arbítrio. Ele e tudo que produzia pertenciam ao seu senhor. Tudo que um escravo faz é para riqueza e glória de seu senhor. Nós somos doulos de Deus, somos cultuadores, portanto.

O culto é instituição divina. E Deus o criou e o organizou para que o homem o satisfaça. Portanto o culto deve ser agradável a Deus, não ao homem. O altar quando era levantado, seja de pedra, seja no meio do deserto tinha como objetivo, ofertar, entregar. No culto entregamos vida, corpo-alma-espirito pela negação e consagração de si mesmo. No verdadeiro culto, tudo vem do Espirito Santo. Paulo disse aos Coríntios na primeira carta, no verso três do capitulo doze, que ninguém pode dizer: Senhor Jesus! Senão pelo Espirito Santo. O exercício sacerdotal dos que cultuam vem do Espirito Santo. Confissão, perdão, adoração, louvor, dedicação, consagração, intercessão, ensino, proclamação e comunhão são instrumentos que norteiam o culto que tem como essência o reconhecimento da presente glória de Deus. Deus organiza o culto e nós executamos instrumentalizados pelo Espirito Santo. E o culto, como foi?


Rev. Macedo Júnior

Rev. Macedo Júnior

Pastor, Professor, Graduado em Teologia, Mestre em Teologia, Graduado Haggai Internacional em Liderança Avançada, Escritor, Músico, Compositor, Diretor Administrativo e Académico do Instituto Hebrom, 1º Secretário CEMADEPI


Compartilhe:

Comentários



© CEMADEPI - Convenção Evangélica de Ministros das Assembléias de Deus do Piauí